O que é e como funciona a Mindify

O que é e como funciona

O que é 

A Mindify é um software Web configurável para automação de processos complexos, com ênfase nos da Saúde, que tenham um sujeito específico como objeto da atenção. O sujeito pode ser um paciente, um cliente, um equipamento ou um insumo dentro de um processo. Independentemente de qual seja o sujeito da atenção, a Mindify trata de todas as etapas, regras, comunicações e logs necessários para que o processo seja executado com o máximo de automação possível.


Na Saúde, os usuários são as equipes assistenciais, operacionais e de gestores que inserem ou monitoram os dados do sujeito. Também há o módulo de autoatendimento onde os próprios sujeitos assistidos podem gerar ou receber informações úteis ao prestador de serviço contratante da Mindify.

Trata-se de uma solução corporativa (B2B) destinada às secretarias de Saúde, operadoras, hospitais, redes de clínicas, serviços de Saúde Corporativa, de Home Care, centros de pesquisa e indústrias. 

O diferencial prático da Mindify é a unicidade das interfaces dos usuários (UI). Assim, a experiência dos usuários (UX) é repleta de automações e feedback, os estimulando a adotarem processos reconhecidamente eficientes e eficazes, tanto para melhorar a qualidade, quanto para melhorar as margens financeiras dos prestadores de serviços. Em comparação com um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) tradicional, por exemplo, os Profissionais da Saúde usuários da Mindify têm uma redução de até 84% no tempo investido para registro, interpretação e execução de ações inerentemente burocráticas nos dados clínicos. 

O diferencial técnico da Mindify decorre de seu robô proprietário, imbuído de técnicas de Inteligência Artificial (IA), que facilita de sobremaneira a parametrização e a atualização de processos, que na Saúde são conhecidos como linhas de cuidado e protocolos. Regras, formatações e layouts dos usuários são configuráveis por meio de fluxogramas de fácil compreensão e não se limitam às questões clínicas, também podem ser configurados levando em consideração questões operacionais da contratante para maximizar a adesão. Processos que em outros softwares nem mesmo poderiam ser automatizados por limitações técnicas ou financeiras, são produzidos em poucas horas com auxílio do nosso robô, a Mindy.

Como funciona

O robô Mindy foi criado para ajudar os prestadores de serviços contratantes a: 
  1. Criar formulários repletos de funcionalidades para otimizar a coleta estruturada de dados e para apoiar à tomada de decisões da equipe assistencial dentro de uma única tela;
  2. Criar painéis interativos para navegação do fluxo dos sujeitos, isto é, dos pacientes ou produtos, para apoiar o trabalho da equipe de coordenação da operação; e
  3. Criar indicadores passíveis de serem utilizados como gatilhos para uma infinidade de processos da alta gestão.

A configuração do robô Mindy é feita pelo próprio serviço de Saúde contratante com suporte técnico dos analistas de protocolos / processos da Mindify. Depois de feitas as configurações, a Mindy gera os formulários interativos para todos os diferentes tipos de usuários mapeados, tais como pacientes, navegadores, enfermeiros, médicos e gestores. Finalmente, a equipe da contratante executa um processo formal de verificação e validação, assistido pelo ferramental da Mindify criado para este fim, para garantir que o software resultante seja aderente às boas práticas de gestão e/ou à literatura médica cabível.

Linhas de cuidado, protocolos e processos

Uma linha de cuidado é composta por diversos protocolos clínicos, integrados ou não aos processos operacionais do serviço de Saúde contratante. 

Cada serviço de Saúde configura seu próprio acervo de linhas de cuidado, protocolos e processos. O acervo particular de cada serviço de Saúde pode ser compartilhado, por escolha dele próprio, com outros serviços de Saúde afiliados, contudo os serviços afiliados usuários têm que convalidar eficiência e eficácia do software reaplicando o processo de verificação e validação.



Processos análogos às linhas de cuidado e protocolos também podem ser aplicados em outros sujeitos, tais como clientes, equipamentos ou insumos. Por isso, a Mindify é útil para uma infinidade de aplicações dentro e fora da Saúde.

Coleta de dados

A essência de todo software é a coleta de dados e na Saúde esse processo é demasiadamente complexo, por isso ainda é comum o uso de linguagem natural (texto) na maioria dos softwares da área. Ao contrário dessas práticas de mercado, na Mindify há várias funcionalidades para estimular a coleta estruturada de dados em seus formulários e com eles se viabiliza a automação de uma infinidade de processos burocráticos e de garantia da qualidade. A coleta estruturada de dados é o principal subproduto do uso dos formulários da Mindify, especialmente dentre grandes, heterogêneas e distribuídas equipes de Saúde. 

Suporte à decisão

Na configuração das diferentes linhas de cuidado e protocolos os serviços de Saúde contratantes podem definir quais serão os tipos e formas de suporte à decisão clínica que software deverá fazer para os diferentes tipos de usuários. Equipes assistenciais podem ser orientadas sobre as suspeitas diagnósticas, enquanto os pacientes podem ser notificados para que compareçam às suas consultas, por exemplo. 

A equipe de coordenação dos serviços de Saúde contratantes tem acesso a painéis a partir dos quais podem identificar qual o status do sujeito, paciente ou objeto, dentro de um processo pré-determinado, tal como uma linha de cuidado. O processo de navegação é semiautomatizado, delegando tarefas, comunicando e movimentando o sujeito da atenção automaticamente nas diferentes etapas do processo. Para os casos de exceção a equipe de coordenação pode intervir, por exemplo, mudando os status manualmente ou entrando em contato com os envolvidos por sistemas integráveis de telefonia e mensageria. 


Acesso e integração

A Mindify, contendo seus formulários e funcionalidades de apoio à sua aplicação, pode ser utilizada de qualquer dispositivo que contenha um navegador de Internet moderno direto de seu portal Web, ou seja, trata-se de uma aplicação com interface responsiva. Também é possível integrar seus formulários a quaisquer outros softwares de duas formas: a nível de serviços, via API com login único (single sign on), neste caso mantendo as interfaces separadas (ver diagrama na figura abaixo); ou a nível de interfaces onde os formulários da Mindify são embutidos dentro do PEP, APP ou ERP. No caso das integrações a nível de interfaces é necessária a anuência dos fabricantes desses softwares ou pré-disponibilidade para este tipo de integração devidamente documentada e aberta.  




Aplicações

A especialização da Mindify em processos complexos a torna útil para um infinidades de aplicações a exemplo das citadas abaixo: 
  1. Automação de linhas de cuidado completas envolvendo todos protocolos e processos de uma doença, da suspeita diagnóstica ao desfecho (veja exemplo de aplicação no combate a COVID-19); 
  2. Automação de protocolos clínicos específicos (veja exemplo de aplicação do protocolo de sepse);
  3. Automação questionários de autoatendimento para fins diversos, tal como triagem médica ou compra de produtos; 
  4. Automação de processos comerciais e logísticos, especialmente os correlatos à Saúde tal como venda de exames, cirurgias e de equipamentos;
  5. Automação da captação de voluntários e de eCRF (Electronic Case Report Forms) para pesquisas clínicas.

Funcionalidades

Todos os contratantes têm acesso a todas as funcionalidades da Mindify, porém algumas delas só estarão disponíveis se forem devidamente configuradas de acordo com o contrato de prestação de serviços firmado. Algumas das funcionalidades são: 
  1. Cadastro de processos clínicos e operacionais, usando o robô (low-code) Mindy, contendo:
    1. Configuração visual de fluxogramas e regras lógicas para quaisquer operações;
    2. Configuração de parâmetros;
    3. Configuração de equações;
    4. Configuração dos formulários com seus layouts, campos e regras de interatividade;
    5. Configuração de alertas e de templates de comunicação condicionais.
  2. Cadastro de sujeitos (pacientes ou objetos) e de usuários; 
  3. Cadastro de perfis de acesso por tipo de usuário; 
  4. Cadastro de estoques de objetos (em breve);
  5. Cadastro de modelos de exportação de dados; 
  6. Gestão de pacientes por atendimentos (comuns em prontos-socorros) ou casos (comuns em doenças com longos tratamentos);
  7. Gestão automatizada de filas e agendas de atendimentos por meio da configuração de regras;
  8. Formulários operacionais para a coleta de dados e apoio à tomada de decisão; 
    1. Resumo dos pontos relevantes (alergias, diagnósticos, riscos etc.); 
    2. Motor de regras para otimização do conteúdo por contexto de atendimento;
    3. Entradas de dados clicáveis otimizadas pelo motor de regras; 
    4. Validação de dados em tempo real por limites e/ou regras simples ou de IA;
    5. Alertas em tempo real baseados nos fluxogramas pré-configurados; 
    6. Prescrições semiautomatizadas de procedimentos e medicamentos com checagem de interação medicamentosa (via parceiros);
    7. Reuso semiautomático de dados de outros atendimentos, de exames ou equipamentos para facilitar novos atendimentos.
  9. Painel para gestão tática (navegação) dos sujeitos dentro dos processos;
  10. Painel para gestão clínica de dados de equipamentos de UTI;
  11. Painel para validação e importação de dados via arquivos; 
  12. Painel de relatórios configuráveis (Business Intelligence - BI);
  13. Portal de autoatendimento para pacientes / clientes;
    1. Assinatura e gestão de contratos de prestação de serviços;
    2. Notificações de atividades vindouras; 
    3. Histórico de atividades já realizadas;
    4. Prontuário eletrônico gerado por robô;
    5. Questionários de autoatendimento;
    6. Integração com agenda e serviços de telecomunicações.
  14. Serviço de telecomunicação com telefonia e videoconferência e de mensageria omnichannel com email, SMS e WhatsApp (via parceiros);
  15. Serviços Web com alta disponibilidade, 99,9% do tempo, usando computação em nuvem em cluster (veja monitor dos serviços em tempo real); 
  16. Serviço de anonimização de dados para pesquisas clínicas, segundas opiniões e demais processos sensíveis;
  17. Serviços de proteção de dados usando criptografia, firewall, antivírus, backups automáticos e funcionalidades aderentes à LGPD;
  18. Integração bidirecional de dados via API RESTful ou API HL7 Fhir;
  19. Arquitetura em micro front-eds para viabilizar integrações dos formulários da Mindify a nível de interfaces com outros softwares;
  20. Central de ajuda com artigos e acesso, via chat ou telefone, à equipe de suporte técnico;
  21. Gerador de documentação, em linguagem natural, das linhas de cuidado, protocolos e processos para facilitar procedimento de verificação e validação do software;
  22. Serviço opcional de Machine Learning (ML), sob demanda, para otimização de fluxos e detecção de padrões.

Este artigo descreve apenas parte das funcionalidades e aplicações da Mindify. Para informações completas entre em contato com a equipe comercial ou de suporte técnico.


    • Related Articles

    • Benefícios para os Médicos

      Por que Mindify Simplificar e dar segurança às rotinas médicas é o foco da Mindify. Primeiro, ela ajuda a coletar dados clínicos estruturados oferecendo interfaces (telas) genuinamente simples de usar, depois, usa esses dados para apoiar a tomada de ...
    • Termos de Uso da Mindify

      Estes Termos de Uso (“Termos”) destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de integrações com serviços e ...
    • Política de Privacidade da Mindify

      Esta Política de Privacidade faz parte dos (“Termos”) que destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de ...
    • Integração de dados e sistemas (API)

      O que é uma API API (Application Programming Interface) é um código (protocolo de comunicação) amplamente utilizado na área de Tecnologia da Informação (TI) para troca de dados segura e rápida entre diferentes softwares. As APIs possuem dois ...
    • Propósito e problemática

      Propósito da Mindify A Mindify promove a geração de dados clínicos de boa qualidade com propósito de garantir a viabilidade econômica da Saúde global. Esses dados são essenciais para manutenção da qualidade assistencial e para embasar negociações de ...