Combate ao COVID-19

Combate ao COVID-19

Sobre a Mindify

A Mindify se aliou à lideranças médicas para automatizar protocolos específicos para o combate à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), associada ou não à COVID-19. O resultado é um software contendo protocolos automatizados que compõem um guide line efetivamente aderente às necessidades da Saúde e dos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas brasileiros.

Equipes de Saúde são treinadas a partir do simples registro de dados clínicos, enquanto gestores e autores de protocolos têm acesso à painéis de relatórios para apoiar a tomada de decisão estratégica e técnica. Tudo pela Web sem a necessidade de procedimentos complexos de implantação.



Apresentação da solução contra COVID-19 da Mindify: https://youtu.be/--JC4rB7kgE 

Apresentação geral da Mindify: https://youtu.be/g5i0DAH2TB0

Por que fazemos

Nós acreditamos que o combate às pandemias requer ações coordenadas das equipes de Saúde porque os recursos humanos e financeiros tendem a ser insuficientes. Essa premissa fica clara no caso do COVID-19 com o agravo da rotatividade de Profissionais da Saúde afastados em razão da contaminação e com a insuficiência de leitos de internação.

O que fazemos

A Mindify minimiza os desafios de combate à pandemia automatizando protocolos de atendimento de todos os atores do combate à COVID-19, tanto profissionais, quanto pacientes e suas respectivas famílias. A prioridade é reduzir a burocracia assistencial e promover auto capacitação das pessoas envolvidas. Melhora-se então a resolutividade da assistência e ao mesmo tempo gera-se dados clínicos do mundo real de boa qualidade essenciais para a gestão e para evolução dos próprios guide lines de combate à pandemia.

Como fazemos

Utilizamos modernas técnicas de Inteligência Artificial (IA) para criar um software fácil de usar e que seja capaz de ser atualizado na velocidade da criação dos novos conhecimento sobre o COVID-19. Para isso, trabalhamos em parceria com uma coalização crescente de lideranças médicas que estão na linha de frente do combate à pandemia apoiadas pelos dados clínicos estruturados do mundo real coletados pela Mindify. Na Mindify a IA é usada tanto para melhorar a usabilidade do software (User eXperience - UX), quanto para analisar dados para ajudar as lideranças médicas a melhorarem seus respectivos protocolos.

Os protocolos automatizados da Mindify não precisam se limitar aos correlatos ao COVID-19, podem ser incluídos linhas de cuidados completas para quaisquer patologias, incluindo screening, diagnóstico, tratamento e monitoramento remoto.

Fluxo de combate à COVID-19

Todas as etapas do processo assistencial de combate à COVID-19 foi automatizada na Mindify de forma que os dados sejam gerados de forma padronizada e acessível à toda equipe assistencial. A figura abaixo ilustra todo o fluxo de combate ao SRAG / COVID-19 que inclui:
  1. Autoatendimento para avaliação de sintomas;
  2. Autoatendimento para pré-triagem;
  3. Autoatendimento para quarentena;
  4. Teleconsulta;
  5. Triagem Hospitalar;
  6. Telemonitoramento na quarentena;
  7. Consulta Médica; e 
  8. Tratamento hospitalar.


A Mindify foi feita para hospitais, operadoras e governos que podem a usar de forma integral ou parcial, neste último caso com integração com softwares de terceiros tais como os HIS (Healthcare Information System) ou softwares específicos de faturamento, laboratorial, vídeo conferência para telemedicina ou IoMT. 

Os serviços destinados aos pacientes estão disponíveis apenas para o público de hospitais, operadoras e governos. Logo, o paciente deve acessar os canais digitais (portal ou app) específicos para o combate à COVID-19 do contratante e seguir as orientações.
Os protocolos podem ser ajustados ou incluídos a pedido da instituição contratante, para tanto para o combate ao COVID-19, quanto para o combate a qualquer outra patologia tal como dengue, dor torácica, AVC, câncer de mama e procedimentos pré-cirúrgicos. Entre em contato e consulte condições.
Todos os usuários devem aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade que deixa claro como os dados serão manejados. No caso dos pacientes, fica claro que os dados poderão ser repassados para o(s) hospital(is) selecionados pelo próprio paciente.

Autoatendimento para Avaliação de Sintomas de SRAG / COVID-19

O Autoatendimento permite ao paciente sua autoavaliação, sozinho ou com apoio de seus responsável, de sintomas correlatos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), eventualmente decorrente do COVID-19. Depois da autoavaliação o paciente será orientado a: 1) executar uma teleconsulta; 2) preencher uma anamnese de pré-atendimento e então se descolocar a um hospital; 3) se manter em quarentena; ou 4) proceder com a profilaxia.

No caso das Unimeds, a Mindify está acessível tanto pelo aplicativo, quanto pelo portal, conforme demonstrado na figura abaixo.

Portal UnimedExemplo de portal corporativo para combate à COVID-19

Autoatendimento de Pré-triagem de SRAG / COVID-19

O Autoatendimento para Pré-triagem permite que o próprio paciente, ou seu responsável, preencha uma anamnese detalhada e possa anexar eventuais laudos de exames, tais como testes do COVID-19, hemograma e laudo de tomografia. Essa operação é feita por meio do portal ou do aplicativo corporativo do contratante.

O paciente poderá selecionar ainda qual será o hospital que deseja se deslocar, dentre as opções lhe oferecidas pela rede hospitalar, operadora ou governo contratante. Depois, automaticamente o hospital será notificado da intensão de atendimento do usuário e receberá uma cópia de todos os dados pré-triagem.

Para apoiar o usuário e simplificar o registro hospitalar Mindify gera um voucher contendo a classificação de risco preliminar, a indicação da unidade hospitalar selecionada e o "Código Mindify", código único a partir do qual qualquer hospital usuário da Mindify pode importar os dados da pré-triagem. O Código Mindify é especialmente útil caso o paciente se desloque para uma unidade hospitalar diferente daquela previamente informada durante a pré-triagem. O voucher pode ser impresso direto pelo portal e cópias são automaticamente enviadas para o paciente por e-mail ou SMS.

Autoatendimento para telemonitoramento de quarentena de SRAG / COVID-19

O Autoatendimento para Quarentena permite que e próprio paciente ou seus familiares / responsáveis possam informar a evolução de seus sintomas e sinais vitais durante a quarentena. O propósito é ajudar a controlar a ansiedade dos pacientes provendo feedback sobre suas condições de saúde, o ajudar a manter a adesão ao tratamento.

O protocolo de telemonitoramento, por exemplo, envia mensagens automáticas para estimular que o paciente informe seus sintomas a cada 8 horas por pelo menos 5 dias. Caso exista degradação dos sinais e sintomas o paciente poderá ser convidado para um telemonitoramento ou para uma consulta hospitalar. O não cumprimento do paciente de quaisquer das sugestões do software implicará na notificação automática dos seus familiares / responsáveis e, dependendo da gravidade, do hospital.

Exemplo de notificação via e-mail

Teleconsulta

A Teleconsulta consiste de serviços oferecidos pela própria instituição contratante ou por uma empresa terceira trabalhando em nome desta mesma instituição.

O acesso aos serviços de teleconsulta estarão disponíveis somente para os pacientes que cumprirem os pré-requisitos definidos pelo contratante. Por exemplo, a Mindify pode convidar para a teleconsulta somente os paciente que demonstrarem alguma dificuldade para respirar ou que tenham quadro de piora quando em quarentena.

No caso das Unimeds, o acesso ao serviço de teleconsulta está disponível tanto pelo portal, quanto pelo aplicativo.


Formulários para apoiar Triagem, PA virtual e Telemedicina
      

O atendimento remoto também pode ser efetuado via telefone, tanto por equipes de enfermagem quanto por médicos. Caso a equipe remota utilize a Mindify para apoiar na geração de dados e na tomada de decisão, os dados pertinentes podem automaticamente gerar um pré-atendimento hospitalar ou uma guia de internação, em ambos os casos já com a indicação da unidade hospitalar com a devida capacidade de atendimento. 

Ao chegar a uma unidade hospitalar todos os dados coletados no teleatendimento poderão ser importados pelo hospital, caso o paciente dê autorização compartilhando o Código Mindify ao hospital. O Código Mindify é automaticamente enviado ao paciente junto ao laudo do atendimento ou guia de internação por e-mail ou SMS no final da teleconsulta. 

Pré-triagem de SRAG / COVID-19

O Teleatendimento para Pré-triagem se destina à confirmação da suspeita inicial de SRAG / COVID-19 e de sua gravidade. Para os casos de maior gravidade o médico poderá gerar e enviar ao paciente o laudo de pré-consulta para acelerar seu processo de admissão hospitalar.

Telemonitoramento

O Telemonitoramento se destina ao acompanhamento à distância da adesão ao tratamento ou à degradação da saúde dos casos em quarentena no qual a equipe médica ou de enfermagem fala com o paciente via telefone ou vídeo conferência. Para os casos de maior gravidade, já durante a teleconsulta o médico poderá gerar e enviar ao paciente a guia de internação para acelerar seu processo de admissão hospitalar.

Triagem Hospitalar com foco em SRAG / COVID-19

O protocolo de Triagem Hospitalar ajuda a equipe de enfermagem a classificar o risco e o prognóstico do paciente nas dependências do hospital. Com isso o paciente deve ser encaminhado para a fila de atendimento apropriada para cada unidade hospitalar. As filas de atendimento de cada hospital podem ser cadastradas na Mindify viabilizando o encaminhamento automático do paciente.

Para os pacientes que fizeram a pré-triagem online recomenda-se a instauração de um processo de atendimento expresso na medida em que todos os dados serão importados cabendo sua simples validação pela equipe de enfermagem. A identificação do paciente pode ser feita por meio do CPF, pelo número da carteirinha da operadora de Saúde ou pelo Código Mindify. 

Para os casos em que não houve a pré-triagem, o cadastro do paciente pode ser feito pela equipe da recepção direto na Mindify ou o cadastro pode ser importado do sistema de gestão hospitalar via integração. Depois, o protocolo de Triagem de SRAG / COVID-19 pode ser aplicado do zero.

A triagem consiste da coleta dos sintomas e sinais vitais do paciente com ênfase nos correlatos à SRAG / COVID-19. Também é necessário registrar possíveis comorbidades. A partir desses dados a Mindify estima a criticidade em alta, média ou baixa, assim como estima o risco de prognóstico em cinco níveis.

Procedimento de triagem hospitalar com estimativa de prognóstico de SRAG / COVID-19


Ao final da triagem a Mindify gera um laudo que pode ser impresso ou encaminhado eletronicamente para a equipe médica na própria Mindify ou para outros softwares via integração. O laudo contém a identificação do paciente, as classificações de prognóstico e criticidade, além dos sinais vitais, sintomas e comorbidades identificados. Caso o hospital também utilize a Mindify para os demais processos, o laudo também apresenta a indicação da fila de atendimento indicada para o caso.

Exemplo do laudo de triagem

Consulta Médica de SRAG / COVID-19

O protocolo de Consulta Médica ajuda o médico a confirmar o diagnóstico de insuficiência respiratória. Para isso todos os dados e classificações da triagem são automaticamente importados cabendo então ao médico sua simples validação ou complementação seguido da confirmação do diagnóstico.

Outros procolos integrados também auxiliam no registro de hemograma, pressão arterial, IMC e exames específicos do COVID-19.

A partir do conjunto de dados coletados pelo médico a Mindify poderá calcular ou recalcular a as classificações de criticidade e prognóstico eventualmente feitas pela equipe de triagem. A partir dessas classificações a Mindify pode sugerir condutas ao médico, tais como:
  1. SRAG improvável com indicação de alta;
  2. SRAG com baixo risco provável com indicação de quarentena residencial monitorada;
  3. SRAG com risco moderado provável com indicação de internação em enfermaria;
  4. SRAG com alto risco provável com indicação de internação em UTI.

Ao final da consulta a Mindify gera um laudo que pode ser impresso e entregue para o paciente contendo instruções de profilaxia ou de quarentena, caso seja um caso positivo mas de baixa gravidade. Para os casos positivos de alta gravidade também pode ser impresso um laudo ou todos os dados podem ser encaminhados eletronicamente para a equipe de internação pela própria Mindify ou para outros softwares via integração.

Protocolos para apoio ao diagnóstico de pacientes suspeitos de SRAG / COVID-19

Tratamento hospitalar de SRAG / COVID-19

O Tratamento Hospitalar ajuda o médico a definir e a equipe de enfermagem e de fisioterapia a executar o tratamento do paciente em ambulatório ou UTI.

O hospital pode incluir quaisquer protocolos de avaliação de prognóstico e ferramentas de análise de dados sejam necessárias, tais como: 
  1. SAPS III (Simplified Acute Physiology Score 3);
  2. SOFA (Sequencial Organ Failure Assessment);
  3. PS-ECOG (Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group);
  4. Protocolos para avaliação detalhada de comorbilidades, tais como cardiopatias, obesidade e problemas pulmonares;
  5. BI Reports (Relatórios de Business Intelligence) para análise dados clínicos populacionais.
 
Também podem ser incluídos quaisquer protocolos necessários para evoluir o paciente no tratamento, tal como o protocolo VMI (Ventilação Mecânica Invasiva) que apoia a equipe de Saúde a calibrar ventilador mecânico efetuando cálculos automáticos e emitindo alertas para situações adversas com sugestões de conduta. 

Protocolo de Ventilação Mecânica Invasiva

Gestão de pandemia 

Gestores médicos e administrativos têm apoio para a tomada de decisão uma vez que qualquer solução de Business Intelligence (BI) pode ser integrada para que tenham acesso às estatísticas diretamente ligadas ao número e ao tipo dos atendimentos realizados, inclusive com dados clínicos detalhados para avaliação da custo e efetividade de cada um dos protocolos para cada perfil de paciente. Os dados podem ser extraídos facilmente de quaisquer etapas da linha de cuidado desde a autoavaliação de sintomas, passando pela telemedicina à até os procedimentos de internação.

Exemplo de relatório de BI para gestão de serviço de telemedicina

Inteligência Artificial contra COVID-19

Em parceria com a FINEP, Instituto Federal de Goiás, Hospital das Clínicas de São Paulo e com o Hospital Moinhos de Vento a Mindify está usando Machine Learning, um sub-conjunto de técnicas da Inteligência Artificial, para descobrir padrões de otimização dos protocolos de combate ao COVID-19.

Estão sendo analisados dados públicos de dezenas de milhares de casos e as sugestões de melhoria decorrentes já estão apresentadas para a equipe médica envolvida no projeto. Em razão dessas descobertas a Mindify está sendo continuamente otimizada ajudar a Saúde neste e em quaisquer outras futuras pandemias.

Como contratar a Mindify

A Mindify pode ser contratada por qualquer hospital público ou privado pelo sitehttps://www.mindify.net/

Promoção para Unimeds

Hospitais Unimed têm descontos em projetos customizados!

A Mindify formalizou uma parceria com a Unimed-FESP e seu braço de inovação, a Vitall, para beneficiar todos os hospitais Unimed do Brasil. Entre em contato para saber mais. 





    • Related Articles

    • Protocolos e linhas de cuidado

      Os protocolos descrevem linhas cuidado levando em consideração as normas e rotinas relativas ao problema/condição de saúde determinada. Seu objetivo é a padronização de atendimentos dentro de diretrizes ótimas que levam em consideração aspectos ...
    • Comorbidades SRAG/COVID-19

      Objetivo O protocolo Comorbidades SRAG/Covid-19 auxilia o médico ou enfermeiro a destacar algumas das patologias que têm maior correlação ao COVID-19. Trata-se de um resumo sendo que para cada uma das comorbidades é possível aplicar outros protocolos ...
    • Hemograma SRAG/COVID-19

      Objetivo O protocolo Hemograma para COVID-19 auxilia o médico ou enfermeiro a a registrar os principais componentes sanguíneos correlatos ao COVID-19.  Parâmetros Leucócitos totais  Informe o valor dos leucócitos totais do exame de sangue, conforme ...
    • Termos de Uso da Mindify

      Estes Termos de Uso (“Termos”) destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de integrações com serviços e ...
    • Protocolo de testagem

      Protocolo de testagem Este protocolo tem como objetivo fazer a  triagem de funcionários na entrada dos postos de trabalho, testagem, bem como ações de contenção a serem tomadas no caso de identificação de casos positivos para COVID-19. ...