API RESTful da Mindify

Integração de dados e sistemas (API)

O que é uma API

API (Application Programming Interface) é um código (protocolo de comunicação) amplamente utilizado na área de Tecnologia da Informação (TI) para troca de dados segura e rápida entre diferentes softwares.

As APIs possuem dois elementos distintos, a especificação e os serviços. A especificação define como o dado é trocado de forma inequívoca entre os diferentes softwares. Já os serviços são compostos por uma série de funcionalidades oferecidas pela API para o software que se conecta à ela. Por exemplo, um Prontuário Eletrônico pode interagir com a API de forma proativa ou reativa; ele pode fazer requisições, do tipo "call", solicitando algum dado ou pode receber passivamente um dado, do tipo "publish". Em outras palavras, a troca de dados é bidirecional e automática.

O que é uma API RESTful

A API RESTfull é um tipo de API que utiliza requisições HTTPS para extrair, inserir, postar, atualizar e apagar dados. A comunicação é baseada na tecnologia REST (Representational State Transfer), um tipo de arquitetura de comunicação (linguagem) comum no desenvolvimento de serviços de software na Web.

A popularidade dos softwares Web, isto é, em cloud computing, fez com que o REST se popularizasse dentre os profissionais de TI, logo há ampla documentação técnica, fóruns de apoio e benchmarks que atestam sua efetividade e segurança. As APIs RESTful de integração são os padrões mais utilizados pelas empresas, incluindo grandes empresas de tecnologia tais como Google, Amazon, LinkedIn e Twitter.

HTTPS é uma combinação dos  protocolos HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) e SSL (Secure Sockets Layers). O  Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, HTTPS, é opção mais segura e popular para transferência de dados na Internet; ele faz a encriptação dos dados transacionados, requer a autenticação dos servidores e usa uma série de outros recursos para garantir a segurança dos dados enviados e recebidos pelos usuários e pelas APIs de integração.

API RESTful da Mindify

A API RESTful da Mindify foi elaborada com apoio de um serviço especializado já utilizado por empresas como Microsoft, Paypal e Adobe, o Postman ( https://www.getpostman.com ).

Com o Postman a especificação dos serviços é automaticamente apresentada em várias linguagens, tais como cURL, jQuery, Ruby, Phython e PHP, para que a Mindify possa ser integrada facilmente a softwares desenvolvidos em quaisquer linguagens de programação. Além disso, o Postman gera exemplos de codificação em todas essas linguagens para que a integração com a Mindify seja a mais simples possível para a equipe de TI. 

A disponibilidade e funcionalidade da API é continuamente e automaticamente testada pelo Postman, ou seja, testes automatizados verificam a integração continuadamente. O Postman atua como intermediário certificador de qualidade da integração entre dois softwares, onde ele é capaz de atestar de forma inequívoca se o serviço de integração, a API RESTful, está disponível e se está funcionando corretamente, mesmo em caso de atualizações. Assim, qualquer profissional de TI pode prontamente localizar a origem de eventuais falhas.

O Postman atesta de forma inequívoca e isenta a disponibilidade da API, ou seja, independentemente da Mindify ou dos outros softwares integrados. Torna-se viável auditar em tempo real e buscar ("debugar") a origem de eventuais falhas.

Documentação da API RESTful da Mindify

Profissionais de TI interessados em integrarem softwares com a Mindify podem fazê-lo de forma gratuita a partir da documentação dos serviços já disponíveis. Os serviços podem ser acessados e testados em  https://api.mindify.net

Especificações da API no Postman

A equipe de suporte técnico da Mindify também está disponível para apoiar nas integrações. Para acessar o suporte técnico é necessário abrir um ticket nesta central de ajuda acessando  https://help.mindify.net/portal/newticket

Exemplos de integrações com a Mindify

A Mindify tem foco em assistir a equipe médica na coleta de dados clínicos e na tomada de decisões clínicas. Logo, as demais operações administrativas e operacionais devem ser feitas em softwares complementares. Contudo, a integração permite a troca bidirecional de dados e assim é possível exibir dentro da Mindify quaisquer outras informações relevantes geradas por outros softwares.

Os melhores resultados veem dos especialistas, por isso a Mindify tem foco na automação de protocolos; mas ao mesmo tempo facilita a integração com sistemas de terceiros para que hospitais, clínicas e operadoras possam escolher os melhores especialistas do mercado para cada uma das suas demais necessidades.

Abaixo são listados algumas das possibilidades de integração com a Mindify:
  1. Software de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP);
  2. Software de agendamento de pacientes;
  3. Software de faturamento;
  4. Aplicativo de relacionamento com o paciente;
  5. Software de Business Intelligence (BI);
  6. Software de prescrição de medicamentos de terceiros;
  7. Equipamentos médicos que tenham API de integração;
  8. Softwares de laboratórios de análises clínicas; 
  9. PACS (Picture Archiving and Communication System); e
  10. Barramentos de integração de múltiplos softwares e equipamentos.

    • Related Articles

    • O que é e como funciona

      O que é A Mindify é um software Web configurável para automação de processos complexos, com ênfase nos da Saúde, que tenham um sujeito específico como objeto da atenção. O sujeito pode ser um paciente, um cliente, um equipamento ou um insumo dentro ...
    • Política de Privacidade da Mindify

      Esta Política de Privacidade faz parte dos (“Termos”) que destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de ...
    • Termos de Uso da Mindify

      Estes Termos de Uso (“Termos”) destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de integrações com serviços e ...
    • Segurança, disponibilidade e escalabilidade

      A Mindify usa o IBM Cloud™ para garantir a segurança, disponibilidade, escalabilidade e compliance dos dados e softwares. A IBM Cloud atende todos os pré-requisitos para soluções de alto desempenho na nuvem, capacidades estas que passam a fazer parte ...
    • Propósito e problemática

      Propósito da Mindify A Mindify promove a geração de dados clínicos de boa qualidade com propósito de garantir a viabilidade econômica da Saúde global. Esses dados são essenciais para manutenção da qualidade assistencial e para embasar negociações de ...