Protocolo assistencial infecção do trato urinário

Infecção do Trato Urinário

O que é Infecção do Trato Urinário?

      Infecção do trato urinário (ITU) caracteriza-se pela invasão e multiplicação bacteriana em qualquer segmento do aparelho urinário.
      As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente ativas, sendo apenas menos frequente que as do trato respiratório. No meio hospitalar são as mais frequentes entre as infecções nosocomiais em todo o mundo, sendo considerada a principal causa de bacteremia por Gram negativos. As ITU são causadas, em geral, por bactérias gram-negativas aeróbias presentes na flora intestinal. Existem três rotas potenciais para os micro-organismos atingirem os rins: difusão linfática, hematogênica e ascendente, sendo esta última via responsável por 95% das ITU.
      Do ponto de vista prático, por convenção, define-se como ITU tanto as infecções do trato urinário baixo (cistites) e como as do trato urinário alto (pielonefrites).
      As infecções do trato urinário são classificadas pela localização: trato urinário inferior(que inclui bexiga e estruturas abaixo da bexiga) ou trato urinário superior (que inclui os rins e ureteres). Elas também podem ser classificadas como ITU não complicada ou complicada.
  1. ITU inferior: cistite, prostatite, uretrite;
  2. ITU Superior: Pielonefrite aguda, pielonefrite crônica, abscesso renal, nefrite intersticial, abscesso perirrenal;
  3. ITU inferior ou superior não-complicada: Infecção adquirida na comunidade, comum em mulheres jovens;
  4. ITU inferior ou superior complicada: Frequentemente nosocomial (adquirida no hospital) e relacionada com o cateterismo; ocorre em pacientes com anormalidades urológicas, gravidez, imunossupressão, diabetes melito, obstruções.
      A maioria dos episódios de ITU no ambiente hospitalar (66 -86%) estão relacionados à instrumentação do trato  urinário. Embora  as  infecções  do  trato  urinário associadas a cateter não possam ser prevenidas em sua totalidade, um grande número pode ser evitado através dos cuidados adequados com sonda vesical de demora.
  1. ITU hospitalar – infecção urinária adquirida após 72 horas de admissão hospitalar.
  2. ITU hospitalar associada à SVD – infecção urinária diagnosticada em pacientes com SVD ou até 7 dias após a retirada da sonda.
      As taxas de infecção variam amplamente, de 1% a 5% após uma única cateterização breve, para virtualmente 100% para pacientes com  cateteres  uretrais de longa  permanência.  A  adoção  do  sistema fechado de  drenagem  urinária  reduziu notadamente o risco de adquirir uma infecção  associada a cateter, mas o risco ainda é significativo, aumentando proporcionalmente ao tempo de permanência da sonda.

Funcionalidades

      Funcionalidades principais do protocolo:
  1. Receber informações sobre infecção do paciente, se este tem sepse, insuficiência renal e qual bactéria causou a infecção;
  2. Determinar quais os melhores tratamentos para o paciente de acordo com os dados informados;
  3. Alertar para possíveis tratamentos que devam complementar.
      Responsável técnico:
  1. Equipe médica do Hospital Margarida
  2. Equipe técnica da Mindify

Instruções de uso

      Para uso do protocolo assistencial infecção do trato urinário o profissional primeiramente deverá preencher o resultado do exame de urocultura do paciente, se este está com sepse e se tem insuficiência renal.

      Ao informar que o paciente está com resultado positivo será apresentado um parâmetro para escolher qual bactéria está causando a infecção (conforme apresentado abaixo). Caso informe que o paciente tem sepse será apresentada mensagem indicando medicamento que é recomendado ser usado complementarmente no tratamento.

      Ao selecionar qual bactéria está causando a infecção, o agente terá à sua disposição uma lista dos antibióticos que são mais recomendados para o tratamento da mesma.


    • Related Articles

    • Fósforo

      O que é o Fósforo? O exame de fósforo no sangue é feito normalmente junto com a dosagem de cálcio, paratormônio ou vitamina D e tem como objetivo auxiliar o diagnóstico e ajudar no monitoramento de doenças que envolvem os rins ou o trato ...
    • Sorologia Covid-19

      O que é a Sorologia Covid-19 ? Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19. São exames que podem ser utilizados para auxílio ...
    • Protocolo de testagem

      Protocolo de testagem Este protocolo tem como objetivo fazer a  triagem de funcionários na entrada dos postos de trabalho, testagem, bem como ações de contenção a serem tomadas no caso de identificação de casos positivos para COVID-19. ...
    • Proteína C reativa

      O que é a Proteína C reativa? A Proteína C-reativa, também conhecida como PCR, é uma proteína produzida pelo fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há indicativo de processos inflamatórios ou infecciosos. Embora o exame não ...
    • Ventilação Mecânica Invasiva

      Ventilação Mecânica Invasiva       Na medicina, a ventilação mecânica é o método de substituição da ventilação normal. A ventilação mecânica pode salvar vidas e é usada na ressuscitação cardiopulmonar, medicina de tratamento intensivo, e anestesia. ...