Fila de espera de pacientes

Fila de espera de atendimentos

Fila de espera

A fila de espera de atendimentos mostra ao médico, devidamente identificado e autorizado, quais são os pacientes que estão aguardando atendimento dentro do hospital ou clínica em ordem de prioridade. 

Para visualizar a lista de espera clique no botão "Atendimentos" no menu principal na Mindify. Caso não esteja visualizando o menu principal, clique na logomarca da Mindify no canto superior esquerdo para voltar à tela de boas vindas. 



A listagem da fila de espera possui várias possibilidades de configuração de visualização, assim como:

[1] Indicação do nome do médico responsável pelo paciente. Por padrão cada médico só visualiza seus próprios pacientes, mas poderá ver casos de outros médicos caso exista autorização prévia ou tenha recebido um paciente de outro médico para uma segunda opinião, por exemplo;
[2] Indicação do status do atendimento do paciente, por priorização segundo o protocolo previamente configurado para o estabelecimento;
[3] Previsão de término do atendimento baseada no tempo médio dos atendimentos similares;
[4] Horário em que o atendimento em questão começou;
[5] Solicitação de encaminhamento ou solicitação de agendamento do paciente já dentro da sala;
[6] Convite do paciente para o preenchimento de questionário de pré-consulta. O convite pode ser feito previamente a chegada do paciente na sala de espera.



Para que um paciente que esteja na fila possa ser atendimento é necessário clicar no nome ou foto do mesmo para que então o respectivo prontuário seja exibido e um novo atendimento seja iniciado. Importante ressaltar que ao clicar no nome de um paciente da fila de espera automaticamente o software inicia o procedimento de atendimento, todavia o software salva os dados automaticamente permitindo que o médico deixe a tela de um paciente e possa acessar outro sem perdas de dados.  

Para visualizar a lista completa de pacientes agendados, isto é, todos que já foram atendimentos, aguardam atendimento, cancelados ou quer serão atendidos é preciso acessar a tela de agenda da Mindify. Para visualizar a agenda clique no botão "Agenda" no menu principal na Mindify.

Encaminhamento de pacientes

Encaminhamento de pacientes permite que o profissional responsável pelo caso seja trocado. O encaminhamento só pode ser feito por usuários com permissão prévia para o encaminhamento.

O botão para solicitar o encaminhamento de pacientes está disponível na tela da "Fila de Espera", conforme demonstrado no início deste artigo. 

O painel para o encaminhamento possui as seguintes funcionalidades:

[1] Seleção e confirmação do paciente;
[2] Seleção do Profissional da Saúde que receberá o paciente;
[3] Seleção do prazo recomendado para atendimento do paciente;
[4] Seleção do tipo (categoria) de procedimento a ser realizado no encaminhamento;
[5] Seleção da criticidade do encaminhamento;
[6] Descrição opcional das especificidades do caso;
[7] Indicação opcional da linha de cuidado (protocolo) recomendado para o caso.



Para finalizar o encaminhamento clique no botão "Finalizar" no canto inferior direito.

Agendar

A solicitação de agendamento permite que o médico, ou outro usuário devidamente autorizado, solicite um agendamento de um paciente para os responsáveis pelos agendamentos. Os responsáveis podem ser as secretárias ou sistemas de agendamento terceiros totalmente automatizados. Ou seja, a Mindify não faz o agendamento, mas sim ajuda o médico a o solicitar.

O botão para solicitar o agendamento de pacientes está disponível na tela da "Fila de Espera", conforme demonstrado no início deste artigo. 

O painel de solicitação de agendamento contém as seguinte funcionalidades: 

[1] Seleção e confirmação do paciente;
[2] Seleção do proprietário da agenda na qual o procedimento será agendado, a do próprio médico em atendimento ou de terceiros;
[3] Seleção da faixa de datas nas o procedimento poderá ser agendado;
[4] Seleção to tipo de procedimento previsto para seleção automática da duração do procedimento.



Para finalizar o encaminhamento clique no botão "Agendar" no canto inferior direito. 

Para visualizar a lista completa de pacientes agendados, isto é, todos que já foram atendimentos, aguardam atendimento, cancelados ou quer serão atendidos é preciso acessar a tela de agenda da Mindify.

Pré-consulta

A pré-consulta é uma anamnese automaticamente enviada ao paciente por e-mail. Durante o atendimento o médico poderá validar e importar todos os dados previamente preenchidos pelo paciente para o prontuário do mesmo.

O botão para solicitar que o paciente preencha a anamnese de pré-consulta on-line disponível na tela da "Fila de Espera", conforme demonstrado no início deste artigo.

O painel de solicitação de pré-consulta contém as seguinte funcionalidades: 

[1] Seleção e confirmação do paciente;
[2] Seleção do prazo máximo que o paciente terá para preenchimento da anamnese;
[3] Descrição opcional das recomendações de preenchimento para o paciente;
[4] Seleção da anamnese adequada para o caso.



Para finalizar o encaminhamento clique no botão "Finalizar" no canto inferior direito.

O serviço "Fila de Espera" da Mindify está disponível somente para os hospitais e clínicas que o contrataram e o parametrizaram nas configurações do gestor do contrato. Por serem configuráveis, as regras da fila de espera podem mudar para cada hospital ou clínica. 

Origem da fila de espera

A fila de espera pode ser preenchida manualmente pela equipe de apoio da recepção no serviço simplificado de Agenda da própria Mindify, porém recomenda-se o uso de softwares de terceiros especializados em agendamento, tais como Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP) ou agendas médicas.

Todos os dados gerados por softwares de terceiros de agendamento podem ser importados para a Mindify, assim como a Mindify também pode enviar dados para os mesmos. A integração bidirecional garante fluidez ao atendimento médico e permite que a clínica ou hospital tenha liberdade para escolher a solução de agendamento conforme sua conveniência. 

Mais informações sobre a integração com softwares de terceiros estão disponíveis neste artigo: Integração de dados e sistemas (API)
    • Related Articles

    • Fluxo de combate à COVID-19

      Sobre a Mindify A Mindify se aliou à lideranças médicas para automatizar protocolos específicos para o combate à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), associada ou não à COVID-19. O resultado é um software contendo protocolos automatizados que ...
    • Agenda

      Agenda A agenda da Mindify consiste de uma listagem simplificada dos pacientes organizada por datas. Seu objetivo é fornecer ao médico as informações principais dos agendamentos para que não seja necessário utilizar outras ferramentas durante os ...
    • Consulta médica SRAG/COVID-19

      Objetivo O protocolo Consulta Médica SRAG/COVID19 tem como objetivo ajudar o médico a registrar os principais sintomas do paciente no contexto da suspeita diagnóstica da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que podem ou não ser correlatos ...
    • Termos de Uso da Mindify

      Estes Termos de Uso (“Termos”) destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de integrações com serviços e ...
    • Navegar no histórico de atendimentos

      Todos os atendimentos ficam na ficha do paciente. Acesse o ficha desejada o role a tela para baixo que os procedimentos já realizados serão exibidos.  A ficha é composta por 3 seções: Cadastro, Histórico e Atendimento.  No Histórico são apresentados ...