Consulta médica SRAG/COVID-19

Consulta médica SRAG/COVID-19

Objetivo

O protocolo Consulta Médica SRAG/COVID19 tem como objetivo ajudar o médico a registrar os principais sintomas do paciente no contexto da suspeita diagnóstica da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que podem ou não ser correlatos ao COVID-19. Os dados da triagem da enfermagem podem ser importados cabendo ao médico a a simples validação dos mesmos e a conclusão do diagnóstico.





Parâmetros

Insuficiência respiratória

Informe sua percepção clínica da presença ou ausência da suficiência respiratória. Para apoiar a tomada de decisão e acelerar o atendimento os demais dados deste protocolo de atendimento podem ser importados do protocolo Triagem da Enfermagem, caso tenha sido aplicado.



Temperatura

Informe a temperatura do paciente, em graus Celsius, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado fazer uma nova medição para atualizar o dado coletado pela enfermagem.



SpO2

Informe a aturação de oxigênio do paciente, em percentual, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado fazer uma nova medição para atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Frequência respiratória

Informe a frequência respiratória do paciente, em Inspirações por Minuto, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado fazer uma nova medição para atualizar o dado coletado pela enfermagem.




Dispneia (Falta de ar)

Dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta, isto é, ofegante, fora do ritmo normal.


 

Tosse

Informe se o paciente relata ou apresenta tosse, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Mialgia

Informe se o paciente relata mialgia, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Sintomas Respiratórios Superiores

Informe se o paciente relata ou apresenta sintomas respiratórios superiores, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Sintomas Gastrointestinais

Informe se o paciente relata sintomas gastrointestinais, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Hipotensão

Informe se o paciente relata ou apresenta hipotensão, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Cefaleia

Informe se o paciente relata cefaleia, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Perda de olfato 

Informe se o paciente relata perda de olfato, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Perda de paladar 

Informe se o paciente relata perda de paladar, caso o dado não tenha sido importado da triagem da enfermagem. Neste último caso, lhe é facultado atualizar o dado coletado pela enfermagem.



Protocolos relacionados

Este protocolo importa dados do protocolo Triagem SGRAG/COVID-19, destinado à equipe de enfermagem, e fornece dados para o protocolo Gravidade de SRAG/COVID-19.

Autor

A definição, construção e validação deste protocolo foi assistida pela equipe médica e de enfermagem da UNIMED-FESP.

    • Related Articles

    • Fluxo de combate à COVID-19

      Sobre a Mindify A Mindify se aliou à lideranças médicas para automatizar protocolos específicos para o combate à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), associada ou não à COVID-19. O resultado é um software contendo protocolos automatizados que ...
    • Comorbidades SRAG/COVID-19

      Objetivo O protocolo Comorbidades SRAG/Covid-19 auxilia o médico ou enfermeiro a destacar algumas das patologias que têm maior correlação ao COVID-19. Trata-se de um resumo sendo que para cada uma das comorbidades é possível aplicar outros protocolos ...
    • Hemograma SRAG/COVID-19

      Objetivo O protocolo Hemograma para COVID-19 auxilia o médico ou enfermeiro a a registrar os principais componentes sanguíneos correlatos ao COVID-19.  Parâmetros Leucócitos totais  Informe o valor dos leucócitos totais do exame de sangue, conforme ...
    • Gravidade de SRAG/Covid v2

      Gravidade de SRAG/Covid-19 v2 O protocolo Gravidade de SRAG/Covid-19 v2 tem como objetivo apresentar os cálculos de prognóstico de tratamento e de risco de o paciente estar com Covid-19. Os cálculos são realizados com base nos parâmetros dos ...
    • Dicionário de terminologias para pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19

      Este é um dicionário de terminologias da Saúde para ajudar os pacientes a preencherem os questionários utilizados na triagem ou nas demais ferramentas de apoio aos casos confirmados de COVID-19. Em caso de dúvidas consulte seu médico ou os serviços ...