Benefícios da Mindify para os Médicos

Benefícios para os Médicos

Por que Mindify

Simplificar e dar segurança às rotinas médicas é o foco da Mindify. Primeiro, ela ajuda a coletar dados clínicos estruturados oferecendo interfaces (telas) genuinamente simples de usar, depois, usa esses dados para apoiar a tomada de decisões clínicas e para automatizar procedimentos burocráticos.  

Dados clínicos de boa qualidade são essenciais para a o sistema de Saúde e especialmente úteis para o médico. Contudo, a rotina impede que o médico tenha tempo para registrar seus atendimentos com a completude necessária. Estudos indicam que mais de 80% dos dados clínicos já informatizados estão completamente desestruturados, isto é, foram gravados em formato de texto ou voz. Dados não estruturados dificilmente são usados em automações e dificultam a revisão de casos de pacientes pelos próprios médicos. A geração de dados não estruturados e/ou incompletos cria um ciclo vicioso que consome o tempo dos médicos.

Médicos do mundo todo relatam estarem sujeitos a constante stress, seja pela quantidade ou pela complexidade dos casos. O problema fica ainda mais preocupante na medida em que diversos estudos, nacionais e internacionais, indicam que esse natural stress da profissão piora pela exagerada carga de documentação clínica demandada pelos softwares de apoio assistencial comuns na Saúde o que induz boa parte dos médicos ao burnout. Médicos especificamente apontam a informatização clínica como uma das maiores causas de burnout. (Healthcare IT News, 2018; Guarischi, A., 2018; AMA, 2018) 

Como a Mindify ajuda

Médicos dominam os conhecimentos necessários para maioria absoluta dos seus respectivos casos, porém casos complexos sempre existirão. Para os casos ordinários a Mindify reduz sensivelmente a burocracia clínica, enquanto para os casos mais complexos ela oferece apoio à decisão clínica detalhado.

A Mindify se integra perfeitamente à complexa rotina médica provendo interfaces (telas) e funcionalidades que verdadeiramente simplificam a coleta estruturada de dados. Além disso, algoritmos de Inteligência Artificial (IA) validam os dados clínicos em tempo de execução, sugerem hipóteses diagnósticas e condutas, assim como automatizam a maior parte dos processos burocráticos antes exigidos dos médicos.

Dentre todas as funcionalidades da Mindify, viabilizar a coleta simplificada de dados clínicos de alta qualidade é a mais importante. Dados de boa qualidade são preponderantes para viabilizar seu pleno reuso por toda equipe de Profissionais da Saúde envolvida no caso de um paciente e em automações efetivamente capazes de desburocratizar a rotina médica. Essas automações são plenamente integradas a ferramenta para que a rotina médica seja a mais fluida do mercado.




Documentação clínica baseada em cliques

Dados clínicos são registrados a partir de cliques em opções cuidadosamente e automaticamente selecionadas para cada caso, textos são praticamente desnecessários.

A partir da análise prévia do perfil do paciente, do seu caso e do perfil do próprio médico a Mindify é capaz de automaticamente sugerir uma conduta assistencial com suas respectivas entradas de dados na forma de botões. Na prática, ao invés de registrar os dados em texto ou voz, o médico apenas clica nas evidências clínicas que automaticamente pré-selecionadas que aparecem na tela. Na maioria dos casos o software apresenta opções válidas, logo o registro de casos inteiros pode ser feito em poucos segundos com poucos cliques. Para os casos onde o software não indicar uma opção válida, o médico pode recorrer ao texto. Mesmo nestes poucos casos onde texto seja necessário, o software é capaz de se retroalimentar com seu uso para propor melhorias na configuração da conduta, com o tempo as condutas ficam mais eficazes e eficientes.

Ao registrar dados por meio de cliques, em opções automaticamente pré-selecionadas, a Mindify viabiliza a coleta simplificada de dados clínicos estruturados. O médico registra casos com mais agilidade e os dados têm a qualidade necessária para viabilizar validações e uma infinidade de automações.

Documentação clínica descentralizada

Pacientes ou equipes interdisciplinares podem ajudar o médico gerando dados clínicos com o mesmo nível de facilidade e segurança, isto é, em cliques e com assistência das validações automatizadas (alertas e guias passo a passo) da Mindify. Assim, ao efetuar um atendimento, o médico revisor do caso tem acesso instantâneo a todos os dados gerados por terceiros. Na Mindify há devido reaproveitamento automático de dados deixando as consultas mais rápidas e seguras.

Repositório de dados centralizado e qualificado

Os dados ficam guardados em um banco de dados criptografado e redundante (backup automatizado) acessível somente às partes interessadas devidamente autenticadas por meio de protocolos de comunicação também criptografados. A centralização permite que os dados possam ser acessados tanto pelo médico, de qualquer local pela Web, quanto por outros softwares, previamente autorizados, necessários para a rotina médica. Por exemplo, dados específicos podem ser automaticamente exportados para o software de faturamento ou da farmácia do hospital garantindo o máximo de fluides na rotina assistencial.

Importante ressaltar que, conforme descrito acima, a documentação (geração) dos dados clínicos pode ser descentralizada e passa por processos automatizados de estruturação e de validação. Logo, o banco de dados resultante é composto por dados abrangentes e de alta qualidade passíveis de serem utilizados em pesquisas, gestão e na assistência.

A Mindify está em constante evolução para se manter aderente às diretrizes de privacidade, segurança e de compliance exigidas pelos mais altos padrões do mercado da Saúde, tais como HIPAA, LGPD e GDPR. Essas diretrizes orientam fabricantes de software a implementarem protocolos de segurança reconhecidamente seguros tais como usar criptografia, manter rigoroso controle de acesso e viabilizar mecanismos de auditoria.

Interoperabilidade de dados com Prontuários Eletrônicos

Prontuários eletrônicos possuem várias rotinas complementares à Mindify tais como agendamento, faturamento, gestão financeira e gestão de leitos. A Mindify exclusivamente auxilia os médicos na coleta de dados clínicos e no apoio à tomada de decisões clínicas.

Para que os atendimentos tenham o máximo de fluidez a Mindify pode ser integrada ao prontuário eletrônico da clínica ou hospital. Nesta integração é possível exportar ou importar dados com o prontuário eletrônico de forma que a equipe médica tenha dentro da Mindify acesso à todas as informações e funcionalidades relevantes para condução do caso. 

Há dois níveis de integração, a de dados e a de interfaces. Na integração de dados o médico usa a Mindify diretamente de seu portal e os dados são trocados com o prontuário eletrônico de forma segura usando criptografada. Inclusive, é possível acessar a Mindify de forma segura aproveitando a autenticação de usuários do próprio prontuário para que o médico acesse ambas as soluções com uma única autenticação (login).

Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) rotineiramente usam protocolos padrão para garantir a interoperabilidade de diferentes sistemas. Dentre essas possibilidades está o Sigle Sign On que permite que dois ou mais softwares sejam acessados de forma segura com apenas uma autenticação de usuários e a API que define regras simples e seguras para a troca de dados entre diferentes sistemas. A Mindify disponibiliza gratuitamente o acesso à sua API de integração e ao serviço de Single Sign On para que qualquer prontuário eletrônico ou outras soluções pertinentes possam se integrar.

Automação de processos burocráticos

A partir dos dados de alta qualidade gerados pela Mindify torna-se possível automatizar uma infinidade de procedimentos burocráticos. Tudo pode ser configurado pelo contratante usando uma ferramenta otimizada para essa configuração e com a assistência da equipe de suporte técnico da Mindify.

Dentro do atendimento é possível fazer o reuso automático de dados clínicos previamente cadastrados e qualificados, isto é, caso algum dado necessário ao atendimento em questão exista e seja tão recente quanto exige o procedimento ele será automaticamente inserido no atendimento. Dados oriundos de laboratórios, da triagem ou até mesmo de outros médicos podem ser reutilizados. Além disso, também são possibilidades automação: 
  1. Efetuar a triagem e o encaminhamento automático do paciente;
  2. Gerar e enviar automaticamente, por e-mail, WhatsApp ou SMS, orientações específicas para o caso de cada paciente;
  3. Gerar prescrições de exames, de procedimentos e de medicamentes, incluindo preenchimento automático de formulários de medicamentos de alto custo;
  4. Evoluir casos pré-determinados de forma semi-automatizada, com validação do médico;
  5. Registrar o retorno ou a alta de pacientes semi-automatizada, com validação do médico.

Revisão simplificada de casos

Todo o histórico de informações clínicas do paciente pode ser automaticamente resumido em um único local de simples visualização. O resumo é composto pelos pontos mais relevantes, pontos estes que são previamente configurados dentro das linhas de cuidado (protocolos) automatizadas na Mindify.

Assistência clínica por IA

Vários recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) ajudam o médico, desde a simplificação da operação, passando pela validação e chegando à sugestão de hipóteses diagnósticas e de condutas. 

A partir da análise do perfil do paciente, do perfil do médico e dos dados clínicos a IA pode sugerir condutas que se apresentam na forma de perguntas, listas de opções e campos alinhados com o caso. O objetivo é que o médico tenha à mão as funcionalidades necessárias para registro e investigação do caso. A IA permite que Mindify não precise de abas, os dados e funcionalidades relevantes são apresentados em uma única tela. 

A definição das linhas de cuidado (protocolos) automatizados na Mindify seguem padrões da Medicina Baseada em Evidências, cadastrados por especialistas médicos parceiros. A partir desses padrões a IA da Mindify pode alertar ao médico usuário caso ele incorra em falhas lógicas. Na prática esses alertas podem evitar falhas humanas técnico-operacionais. 

Hipóteses diagnósticas e condutas também podem ser indicadas a partir da análise, por IA, dos dados do caso. Conforme o atendimento é realizado a Mindify analisa os dados e pode então emitir sugestões de hipóteses diagnósticas e sugestões de condutas para confirmação da hipótese. A sugestão de hipóteses é útil para estimular diagnósticos precoces de doenças raras, mas é especialmente útil para as patologias de alta prevalência uma vez que o software automaticamente se adapta para assistir o médico nos processos de investigação, de prescrição e burocráticos.

Como testar e contratar a Mindify

A Mindify está disponível para empresas da Saúde, isto é, operadoras, hospitais e clínicas, que devem a contratar para então disponibilizar acesso para seus respectivos médicos.

Na contratação são definidos quais serão as linhas de cuidado (protocolos) e o respectivo nível de automação de cada linha.

O investimento consiste de um projeto para parametrização dos protocolos e de uma mensalidade proporcional ao número de usuários médicos.

Para receber demonstrações sem custos, cotações ou contratações entre em contato com a Mindify a partir do formulário disponível no site www.mindify.net
    • Related Articles

    • O que é e como funciona

      O que é A Mindify é um software Web configurável para automação de processos complexos, com ênfase nos da Saúde, que tenham um sujeito específico como objeto da atenção. O sujeito pode ser um paciente, um cliente, um equipamento ou um insumo dentro ...
    • Política de Privacidade da Mindify

      Esta Política de Privacidade faz parte dos (“Termos”) que destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de ...
    • Termos de Uso da Mindify

      Estes Termos de Uso (“Termos”) destinam-se a regular o uso, por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas (“Usuários”), que, de qualquer forma, venham a visitar ou utilizar, no todo ou em parte, diretamente ou por meio de integrações com serviços e ...
    • Enviar um laudo por e-mail

      Laudos, na Mindify, são documentos de interesse do paciente resultantes da aplicação de um conjunto de protocolos. Por exemplo, o laudo pode ser a descrição de um diagnóstico já contendo orientações ou podem ser os cálculos da composição corporal. ...
    • Biópsia mamotomia guiada por rm

      Biópsia mamotomia guiada por rm O exame de Mamotomia por Ressonância Magnética é um procedimento de biópsia de mama guiado pela Ressonância Magnética. Ele é realizado quando exames de mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética detectam ...